“COLEÇÃO CEPROVI PARA LEILÃO”
AUTENTICIDADE
ORIGEM
AVALIAÇÃO.
ALBERTO BURRI(ITÁLIA 1915–1995)O.S.MADEIRA–60X 36cm
SUMARIO
INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………………………..01
RESUMO DA BIOGRAFIA DO PINTOR ……………………………………………………………02
ANALISE DA OBRA ………………………………………………………………………………………..03
PESQUISA DE VENDA E FONTES DE PESQUISA …………………………………………….04
CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO ………………………………………………………………………05
CURRICULUM DO AVALIADOR………………………………………………….06
ANEXOS…………………………………………………………………………………..07
1-
INTRODUÇÃO
Trata-se o presente de trabalho “Pró Bono” para análise da
autenticidade e avaliação de 9(nove) obras de arte da denominada “coleção ceprovi para leilão”.
Em entrevista com o proprietário, constatou-se que as obras
indicadas pertenciam a coleção privada de família tradicional de São Paulo,
ficando sob seu domínio até sua aquisição pelo proprietário atual.
Realmente menciono que em caso de coleções particulares, em que as
obras estão no domínio de famílias por tempos, e que muitas vezes foram doadas informalmente
pelos próprios autores dos trabalhos ou colecionadores, não é costumeira a
busca e guarda de certificados, mas quando da eventual comercialização, é
recomendável essa prática, fatos que devem ser considerados na presente
avaliação apenas por mera argumentação.
No presente trabalho será
considerado para segmentação de ‘período criativo’ o seguinte esquema: a) "Velhos
Mestres" – obras de artistas nascidos antes de 1759; b) "Século
XIX" – obras de artistas nascidos entre 1760 e 1859; c) “Arte Moderna”
– obras de artistas nascidos entre 1860 e 1919; d)"Arte do
pós-guerra" – obras de artistas nascidos entre 1920 e 1944; d)“Arte
Contemporânea” – obras de artistas nascidos após 1945; e) Século XIX e Arte
Moderna: artistas nascidos de 1760 a 1920.
Menciona-se que as
obras-primas do século XIX e da primeira metade do século XX são mercadorias
cada vez mais raras; mas quando surge a oportunidade, os colecionadores
estão dispostos a pagar preços altos para adquiri-los. Experimentando um
claro desequilíbrio entre oferta e demanda, a falta de peças excepcionais de
Picasso ou Modigliani – as duas assinaturas que alcançaram resultados acima dos
US $ 100 milhões em 2018 – teve um efeito geralmente amortecedor sobre as
vendas. Apenas uma pintura de Claude
MONET (1840-1926) ultrapassou o limite de US $ 100 milhões.
O "pai" da arte moderna, Paul Cézanne, o
"inventor" da abstração Wassily Kandinsky,
o mestre surrealista René Magritte, ou mesmo o principal
futurista, Umberto Boccioni, foram apenas algumas das
figuras-chave da arte ocidental que obtiveram excelentes resultados em 2019,
gerando ganhos de capital substanciais e estabelecendo novos recordes, mas
também refletindo um interesse crescente em obras consideradas “atrasadas”…
Na ausência de obras-primas dos períodos Azul,
Rosa, Cubista ou 1930, os trabalhos posteriores de Pablo
PICASSO (1881-1973) suscitaram considerável interesse dos colecionadores. A
Sotheby’s se beneficiou disso com a venda de Femme
au chien , um
retrato de Jacqueline Roque, pintado em 1962. O trabalho dobrou sua baixa
estimativa para alcançar US $ 55 milhões, um recorde para o Picasso dos anos
60, mas uma evolução natural para o mundo mais influenciado artista de demanda
(com 3.200 lotes vendidos em 2019).
A longo prazo, a acumulação de valor do trabalho de
Pablo Picasso tem sido excepcionalmente sólida. O preço de seu Femme dans un fauteuil (Françoise) aumentou US $ 10 milhões
entre 2000 (US $ 3,3 milhões) e 2019 (US $ 13,3 milhões).
Da mesma forma, com relação a Paul
CÉZANNE (1839-1906), cuja chaleira com frutas (1888-1890) dobrou de
valor em apenas 20 anos, passando de US $ 29 milhões em 1999 para US $ 59
milhões no ano passado.
O melhor resultado do leilão de arte
do ano premiou uma pintura impressionista de Claude Monet, vendida por US $ 111
milhões na Sotheby’s, em Nova York. Desde sua última aparição em leilão em
1986 (quando alcançou US $ 2,5 milhões), a excelente pintura
de Meules (datada de 1890)
multiplicou seu valor em nada menos que 44 vezes.
O resultado não foi apenas um
recorde para Monet, foi um novo recorde para todo o movimento impressionista e
representou o 10º melhor leilão de arte de todos os tempos.
A venda coroou um mercado
extremamente dinâmico em 2019, com uma taxa não vendida particularmente baixa:
menos de uma em cada dez obras de Claude Monet permaneceu não vendida. O
valor mais baixo de seu mercado troca desenhos por cerca de US $ 20.000.
Na mesma argumentação de valorização, verifica-se
que o vampiro da meia-noite de Nara (2010) também sugere que o
preço de suas grandes pinturas dobrou nos últimos dois anos: US $ 2,2 milhões –
25 de novembro de 2017 – Christie’s, Hong Kong; para US $ 4,7 milhões – 7 de
outubro de 2019 – China Guardian, Hong Kong.
Notadamente o método principal para a presente
avaliação, decerto será o comparativo de mercado, na estrita obediência à
"lei da oferta e procura", e claro se levará em conta a mencionada
histórica valorização.
Neste
prisma, cabe mencionar que o mercado
estabelece que podem coexistir três preços para a mesma obra de arte: o
primeiro é o preço de ateliê, aquele que o marchand ou galerista paga ao
artista adquirindo-lhe a obra, para depois revendê-la; o segundo é o preço
final, o pago pelo consumidor final, aquele sugerido pelo artista, para a venda
dos seus trabalhos nas galerias; e o terceiro é o preço de mercado, aquele que
resulta da análise profissional, portanto subjetiva, de um somatório de
aspectos diretos e indiretos relacionados àquela obra, chegando a um valor
monetário que, geralmente, fica muito próximo à média dos preços alcançados nos
leilões de arte, em trabalhos semelhantes do artista.
O mais importante,
evidentemente, é a análise sobre o artista, seja no que tange a respeito da
oferta e procura dos seus trabalhos, seja na sua importância no cenário
artístico, formação profissional, curriculum vitae do artista entre outros requisitos.
Finalmente se fará
a análise direta do trabalho, contendo analise da autenticidade (coa); se
verificará em seguida se ele está assinado – e bem assinado -, considerando que
a ausência ou problemas na assinatura pode desvalorizar a obra em análise, mesmo
sendo de inequívoca autenticidade; procedência do quadro, registros
fotográficos em livros e catálogos de arte; estado de conservação do trabalho e
processos de restauro, de vez que o excesso de restauros ou em sendo
localizados em partes fundamentais da pintura, pesam muito desfavoravelmente
quando se procura lhe dar um valor monetário; a técnica usada pelo artista,
dimensões adequadas ou inadequadas para o tipo de trabalho; tipicidade ou não
do tema; se aquela fase do artista é valorizada pelo mercado, independentemente
de ser antiga ou atual, já que cada artista tem a sua peculiaridade; se a
pintura analisada é importante, em se considerando o cenário político, social e
iconográfico da época em que foi executada; a qualidade do material que foi usado
e a sua projeção de durabilidade.
Tudo isso tem que ser analisado em confronto com os modismos do mercado e a conjuntura econômica daquele momento – que podem mudar da noite para o dia.
2-
RESUMO DA BIOGRAFIA DO
PINTOR
Foi um artista
italiano e um dos pintores abstratos mais importantes do século
XX. Associado ao movimento Arte Povera, ele
talvez seja mais conhecido por seus sacchi("Sacos"),
em que ele costurou, remendou e pintou em sacos de estopa. “As palavras
não significam nada para mim; eles conversam ao redor da foto. O que
tenho que expressar aparece na foto ”, ele comentou uma vez. “Com os
outros elementos, ele está envolvido em toda uma cadeia de puxões e
tensões. Mas essa é apenas a estrutura arquitetônica. Quanto ao
resto, não tenho mais nada a acrescentar. ”Nascido em 12 de março de 1915 em Citta di Castello, Itália,
estudou medicina antes de servir no exército de Mussolini durante a Segunda
Guerra Mundial como médico.
Capturado na
Tunísia, Burri foi internado em Camp
Howze, no Texas, como prisioneiro de guerra, onde
começou a pintar em serapilheira descartada, prontamente disponível. Após
sua libertação em 1946, ele se mudou para Roma, onde sua prática artística se
voltou para a abstração. Seu interesse por materiais não tradicionais
continuou com experimentos usando madeira, alcatrão, plástico, óxido de
zinco, pedra-pomes, adesivos de PVC e tecido.
Em 1960, seu
show solo na Bienal de Veneza lhe rendeu o Prêmio da Crítica e, em 1963, ele
teve sua primeira retrospectiva americana no Museu de Belas Artes de Houston.
Ele morreu em
15 de fevereiro de 1995 em Nice, na França, e foi objeto de uma importante
retrospectiva póstuma de um museu em 2015, quando o Museu Solomon
R. Guggenheim, em Nova York, apresentou “Alberto Burri:
O Trauma da Pintura”. Hoje, as obras do artista são realizadas nas coleções da
Galeria Tate, em Londres, na Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea,
em Roma, e no Museu de Arte Moderna, em Nova York, entre outros.
3-
ANALISE
DA OBRA
Estamos diante
de uma obra primorosa e de um artista com potencial de valorização nos
patamares expostos no presente trabalho.
Obra em bom
estado de conservação, fotografada e certificada pelo leiloeiro.
A arte do pós-guerra e a arte
contemporânea são hoje os dois segmentos que mostram os aumentos mais fortes de
preços no curto, médio e longo prazos. Esses dois períodos de criação
desfrutam de demanda exponencial que a oferta é capaz de acompanhar. Por
outro lado, os outros períodos da criação sofrem uma diluição gradual dos
preços: à medida que as principais obras de alta qualidade se tornam cada vez
mais raras, a qualidade geral das obras disponíveis inevitavelmente tende a
diminuir.
4- PESQUISA DE VENDA E FONTES DE PESQUISA
A arte do pós-guerra e a arte
contemporânea são hoje os dois segmentos que mostram os aumentos mais fortes de
preços no curto, médio e longo prazos. Esses dois períodos de criação
desfrutam de demanda exponencial que a oferta é capaz de acompanhar. Por
outro lado, os outros períodos da criação sofrem uma diluição gradual dos
preços: à medida que as principais obras de alta qualidade se tornam cada vez
mais raras, a qualidade geral das obras disponíveis inevitavelmente tende a
diminuir.
Pesquisado leilão em 2008:
https://www.fondazioneburri.org/en/alberto-burri.html
https://www.artprice.com/artist., verifica-se que o valor das obras
manteve sempre crescente.
Burri
Alberto (1915-1995) $3.171,166;
Burri
Alberto (1915-1995) $9.238,018;
Burri
Alberto (1915-1995) $11.619,830 ;
Em 2017 – Burri
Alberto (1915-1995) $25.853,036.
5- CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO
O artista foi
relacionado no 39° lugar na classificação denominada de “top 50” no ano de
2016, conforme classificação que acompanha a presente avaliação.
Nestes termos,
feito todas as considerações e metodologia, firmamos a avaliação da presente
obra, para o ano
de 2020 no valor de USD 5.000.000(cinco
milhões de dólares americanos).
6-
CURRICULUM DO AVALIADOR
Angel Enrique Garrido, argentino, divorciado, jornalista, portador do RNE n. U1020580,
inscrito no CPF sob o n. 169.388.126-45, endereço eletrônico: enriquegarrido5@hotmail.com,
galerista (galeria Bureau – SP), agente conveniado da Christies
e Sothebys, curador ou assessor de diversas
exposições realizadas no Brasil e no Exterior ( Instituto Histórico e
Geográfico de São Vicente – exposição de obras de arte da Hebraica – governo do
Paraguai, etc. ), certificador de autenticidade de diversas obras de arte de
coleção privada ou de galerias no Brasil e no exterior (Paris- França), perito
oficial exclusivo registrado no Ministério da Cultura do Paraguai. Realizador
da maior venda de obras de arte efetuada no brasil naquela data, negociadas no
Banco Piquet na suíça… etc.