Hector Hyppolite

“COLEÇÃO CEPROVI PARA LEILÃO”

AUTENTICIDADE

ORIGEM

AVALIAÇÃO.

Hector Hyppolite (R. Dominicana-1894-1948) O.S.Madeira 84 X52cm

SUMARIO

INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………………………..01

RESUMO DA BIOGRAFIA DO PINTOR ……………………………………………………………02

ANALISE DA OBRA ………………………………………………………………………………………..03

PESQUISA DE VENDA E FONTES DE PESQUISA …………………………………………….04

CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO ………………………………………………………………………05

CURRICULUM DO AVALIADOR………………………………………………….06

ANEXOS…………………………………………………………………………………..07

1-   INTRODUÇÃO

 

Trata-se o presente de trabalho “Pró Bono” para análise da autenticidade e avaliação de 9(nove) obras de arte da denominada “coleção ceprovi para leilão”.

Em entrevista com o proprietário, constatou-se que as obras indicadas pertenciam a coleção privada de família tradicional de São Paulo, ficando sob seu domínio até sua aquisição pelo proprietário atual.

Realmente menciono que que em caso de coleções particulares, em que as obras estão no domínio de famílias por tempos, e que muitas vezes foram doadas informalmente pelos próprios autores dos trabalhos ou colecionadores, não é costumeira a busca e guarda de certificados, mas quando da eventual comercialização, é recomendável essa prática, fatos que devem ser considerados na presente avaliação apenas por mera argumentação.

No presente trabalho será considerado para segmentação de ‘período criativo’  o seguinte esquema: a) "Velhos Mestres" – obras de artistas nascidos antes de 1759; b) "Século XIX" – obras de artistas nascidos entre 1760 e 1859;c) “Arte Moderna” – obras de artistas nascidos entre 1860 e 1919;d)"Arte do pós-guerra" – obras de artistas nascidos entre 1920 e 1944;d)“Arte Contemporânea” – obras de artistas nascidos após 1945; e) Século XIX e Arte Moderna: artistas nascidos de 1760 a 1920.

Menciona-se que as obras-primas do século XIX e da primeira metade do século XX são mercadorias cada vez mais raras; mas quando surge a oportunidade, os colecionadores estão dispostos a pagar preços altos para adquiri-los. Experimentando um claro desequilíbrio entre oferta e demanda, a falta de peças excepcionais de Picasso ou Modigliani – as duas assinaturas que alcançaram resultados acima dos US $ 100 milhões em 2018 – teve um efeito geralmente amortecedor sobre as vendas. Apenas uma pintura de Claude MONET (1840-1926) ultrapassou o limite de US $ 100 milhões.

O "pai" da arte moderna, Paul Cézanne, o "inventor" da abstração Wassily Kandinsky, o mestre surrealista René Magritte, ou mesmo o principal futurista, Umberto Boccioni, foram apenas algumas das figuras-chave da arte ocidental que obtiveram excelentes resultados em 2019, gerando ganhos de capital substanciais e estabelecendo novos recordes, mas também refletindo um interesse crescente em obras consideradas “atrasadas”…

 

 

 

 

Na ausência de obras-primas dos períodos Azul, Rosa, Cubista ou 1930, os trabalhos posteriores de  Pablo PICASSO (1881-1973) suscitaram considerável interesse dos colecionadores. A Sotheby’s se beneficiou disso com a venda de Femme au chien , um retrato de Jacqueline Roque, pintado em 1962. O trabalho dobrou sua baixa estimativa para alcançar US $ 55 milhões, um recorde para o Picasso dos anos 60, mas uma evolução natural para o mundo mais influenciado. artista de demanda (com 3.200 lotes vendidos em 2019).

A longo prazo, a acumulação de valor do trabalho de Pablo Picasso tem sido excepcionalmente sólida. O preço de seu  Femme dans un fauteuil (Françoise) aumentou US $ 10 milhões entre 2000 (US $ 3,3 milhões) e 2019 (US $ 13,3 milhões).

Da mesma forma, com relação a  Paul CÉZANNE (1839-1906), cuja chaleira com frutas (1888-1890) dobrou de valor em apenas 20 anos, passando de US $ 29 milhões em 1999 para US $ 59 milhões no ano passado.

O melhor resultado do leilão de arte do ano premiou uma pintura impressionista de Claude Monet, vendida por US $ 111 milhões na Sotheby’s, em Nova York. Desde sua última aparição em leilão em 1986 (quando alcançou US $ 2,5 milhões), a excelente  pintura de Meules (datada de 1890) multiplicou seu valor em nada menos que 44 vezes.

O resultado não foi apenas um recorde para Monet, foi um novo recorde para todo o movimento impressionista e representou o 10º melhor leilão de arte de todos os tempos.

A venda coroou um mercado extremamente dinâmico em 2019, com uma taxa não vendida particularmente baixa: menos de uma em cada dez obras de Claude Monet permaneceu não vendida. O valor mais baixo de seu mercado troca desenhos por cerca de US $ 20.000.

Na mesma argumentação de valorização, verifica-se que o vampiro da meia-noite de Nara  (2010) também sugere que o preço de suas grandes pinturas dobrou nos últimos dois anos: US $ 2,2 milhões – 25 de novembro de 2017 – Christie’s, Hong Kong; para US $ 4,7 milhões – 7 de outubro de 2019 – China Guardian, Hong Kong.

Notadamente o método principal para a presente avaliação, decerto será o comparativo de mercado, na estrita obediência à "lei da oferta e procura", e claro se levará em conta a mencionada histórica valorização.

 

 

 

Neste prisma, cabe mencionar que  o mercado estabelece que podem coexistir três preços para a mesma obra de arte: o primeiro é o preço de ateliê, aquele que o marchand ou galerista paga ao artista adquirindo-lhe a obra, para depois revendê-la; o segundo é o preço final, o pago pelo consumidor final, aquele sugerido pelo artista, para a venda dos seus trabalhos nas galerias; e o terceiro é o preço de mercado, aquele que resulta da análise profissional, portanto subjetiva, de um somatório de aspectos diretos e indiretos relacionados àquela obra, chegando a um valor monetário que, geralmente, fica muito próximo à média dos preços alcançados nos leilões de arte, em trabalhos semelhantes do artista.

O mais importante, evidentemente, é a análise sobre o artista, seja no que tange a respeito da oferta e procura dos seus trabalhos, seja na sua importância no cenário artístico, formação profissional, curriculum vitae do artista entre outros requisitos.

Finalmente se fará à análise direta do trabalho, contendo analise da autenticidade (coa); se verificará em seguida se ele está assinado – e bem assinado -, considerando que a ausência ou problemas na assinatura pode desvalorizar a obra em análise, mesmo sendo de inequívoca autenticidade; procedência do quadro, registros fotográficos em livros e catálogos de arte; estado de conservação do trabalho e processos de restauro, de vez que o excesso de restauros ou em sendo localizados em partes fundamentais da pintura, pesam muito desfavoravelmente quando se procura lhe dar um valor monetário; a técnica usada pelo artista, dimensões adequadas ou inadequadas para o tipo de trabalho; tipicidade ou não do tema; se aquela fase do artista é valorizada pelo mercado, independentemente de ser antiga ou atual, já que cada artista tem a sua peculiaridade; se a pintura analisada é importante, em se considerando o cenário político, social e iconográfico da época em que foi executada; a qualidade do material que foi usado e a sua projeção de durabilidade.

Tudo isso tem que ser analisado em confronto com os modismos do mercado e a conjuntura econômica daquele momento – que podem mudar da noite para o dia.

 

2-   RESUMO DA BIOGRAFIA DO PINTOR

 

Hector Hyppolite (1894-1948) era um pintor haitiano, de Saint-Marc. O talento de Hyppolite como artista foi notado por Philippe Thoby-Marcelin , que o trouxe para a capital do Haiti, Port-au-Prince, em 1946.

Hyppolite trabalhou no estúdio dirigido por Dewitt Peters , um aquarista e professor dos Estados Unidos que Chegou ao Haiti para ensinar a língua inglesa como parte da Política de Bom Vizinho .

Em 1944, Peters abriu um centro de arte na capital que forneceu materiais gratuitos. Antes de chegar no Center d’Art Hyppolite tinha pintado sobre papelão usando penas de frango e vendido para visitar os fuzileiros navais dos Estados Unidos porque ele não possuía pincéis. Peters notou primeiro o trabalho de Hyppolite em 1943 nas portas exteriores de um bar em Montrouis , que Hyppolite pintara com desenhos de flores e pássaros.

André Breton , um líder surrealista , viajou para o Haiti em 1945 com o artista cubano Wifredo Lam . Lam comprou duas das pinturas de Hyppolite; Breton comprou cinco pinturas e escreveu sobre o trabalho de Hyppolite em Surrealismo e Pintura .

Embora Breton incluísse Hyppolite entre surrealistas, o trabalho de Hyppolite foi mais realista e religioso do que um esforço para reproduzir imagens de sonhos. No entanto, o respeito de Breton pelo trabalho de Hyppolite trouxe a pintura de Hyppolite e haitiano para um público mais amplo.

Em janeiro de 1947, a Hyppolite exibiu em uma exposição da UNESCO em Paris e recebeu uma recepção entusiasta. O escritor dos Estados Unidos, Truman Capote, elogiou a pintura de Hyppolite "porque não há nada nele que tenha sido transposto slyly".

Hyppolite, um pintor prolífico, tipicamente retratou cenas Vodou e criou entre 250 e 600 pinturas nos últimos três anos de sua vida. Grande parte de seu trabalho foi influenciado por sua devoção ao seu trabalho como padre. No entanto, depois de se retirar de seu trabalho como houngan, seu trabalho refletiu os aspectos mais escuros da vodou haitiana. Ele morreu em cerca de 54 anos na capital do Haiti, Porto Príncipe.

 

3-   ANALISE DA OBRA

 

Estamos diante de uma obra primorosa e de um artista com potencial de valorização nos patamares expostos no presente trabalho.

Obra em bom estado de conservação, fotografada e certificada pelo leiloeiro.

A arte do pós-guerra e a arte contemporânea são hoje os dois segmentos que mostram os aumentos mais fortes de preços no curto, médio e longo prazos. Esses dois períodos de criação desfrutam de demanda exponencial que a oferta é capaz de acompanhar.

Por outro lado, os outros períodos da criação sofrem uma diluição gradual dos preços: à medida que as principais obras de alta qualidade se tornam cada vez mais raras, a qualidade geral das obras disponíveis inevitavelmente tende a diminuir.

 

4-      PESQUISA DE VENDA E FONTES DE PESQUISA

 

Pesquisado em https://www.artprice.com/artist., verifica-se que o valor das obras manteve sempre crescente.

LA COTE DES PEINTRES – 1985 a 2005 fls. 523

https://www.artprice.com

www.akoun.com

https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=799lRfJ5&pccid=O89ESg9E&id=94D02F01FF202A05B1C659EB060173ACFA1BD3B6&pmid=73E7297596D3143783A3EDBF28091500B2032B97&q=hector+hyppolite&psimid=608020418760474931&ppageurl=https%3a%2f%2fliveauctioneers.com%2fitem%2f9121510&iss=VSI&selectedIndex=4&first=1&count=35&vw=75d96+c30f6+61eb1+c8461+12072+1d9fb+7eabe+cf6c5+f0a6c+44f7d+19b3b+020fa+c855d+6afc2+15e1c+cf609+74f6a+415e2+f0fb5+aa497+47e744134ca8e4eca7177eb64c6314a8e4acf4c648a197e8a4d1185151c89c5f2ce47a1586c88193c9dd243044a00574aa8a&simid=608020418760474931.

 

Referências:

Jane Turner, ed. (2000). Enciclopédia da Arte da América Latina e do Caribe . Macmillan Reference Limited. pp. 354-355.

Jacqueline Barnitz (2001). Arte do século XXI da América Latina . University of Texas Press. pp. 124-126.

Kristin G. Congdon e Kara Kelley Hallmark (2002). Artistas de culturas latino-americanas: um dicionário biográfico . Greenwood Press. pp. 108-110.

P. Schutt-Ainé, Haiti: um livro de referência básico , 113

Hector Hyppolite " . Arte latino-americana

 

5-      CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO

 

Em virtude da história da vida e escassez de obras do artista há potencial de valorização nos patamares expostos no presente trabalho.

Nestes termos, feito todas as considerações e metodologia, firmamos a avaliação da presente obra, para o ano de 2020 no valor de USD 1.000.000(um milhão de dólares americanos).

 

6-   CURRICULUM DO AVALIADOR

 

Angel Enrique Garrido, argentino, divorciado, jornalista, portador do RNE n. U1020580, inscrito no CPF sob o n. 169.388.126-45, endereço eletrônico: enriquegarrido5@hotmail.com, galerista (galeria Bureau – SP), agente conveniado da Christies e Sothebys, curador ou assessor de diversas exposições realizadas no Brasil e no Exterior ( Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – exposição de obras de arte da Hebraica – governo do Paraguai, etc. ), certificador de autenticidade de diversas obras de arte de coleção privada ou de galerias no Brasil e no exterior (Paris- França), perito oficial exclusivo registrado no Ministério da Cultura do Paraguai. Realizador da maior venda de obras de arte efetuada no brasil naquela data, negociadas no Banco Piquet na suíça… etc.

 

Add your thoughts

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.