“COLEÇÃO CEPROVI PARA LEILÃO”
AUTENTICIDADE
ORIGEM
AVALIAÇÃO.
Elza nogueira Martins (são Paulo 1937) O.S.Duratex 50x40cm
SUMARIO
INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………………………..01
RESUMO DA BIOGRAFIA DO
PINTOR ……………………………………………………………02
ANALISE DA OBRA
………………………………………………………………………………………..03
PESQUISA DE VENDA E
FONTES DE PESQUISA …………………………………………….04
CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO
………………………………………………………………………05
CURRICULUM DO
AVALIADOR………………………………………………….06
ANEXOS…………………………………………………………………………………..07
SUMARIO
1- INTRODUÇÃO
Trata-se o presente de
trabalho “Pró Bono” para análise da autenticidade e avaliação de 9(nove) obras
de arte da denominada “coleção ceprovi para leilão”.
Em entrevista com o
proprietário, constatou-se que as obras indicadas pertenciam a coleção privada
de família tradicional de São Paulo, ficando sob seu domínio até sua aquisição
pelo proprietário atual.
Realmente
menciono que que em caso de coleções particulares, em que as obras estão no
domínio de famílias por tempos, e que muitas vezes foram doadas informalmente
pelos próprios autores dos trabalhos ou colecionadores, não é costumeira a
busca e guarda de certificados, mas quando da eventual comercialização, é
recomendável essa prática, fatos que devem ser considerados na presente
avaliação apenas por mera argumentação.
No presente trabalho será considerado para segmentação de ‘período
criativo’ o seguinte esquema: a)
"Velhos Mestres" – obras de artistas nascidos antes de 1759; b)
"Século XIX" – obras de artistas nascidos entre 1760 e
1859;c) “Arte Moderna” – obras de artistas nascidos entre 1860 e
1919;d)"Arte do pós-guerra" – obras de artistas nascidos entre 1920 e
1944;d)“Arte Contemporânea” – obras de artistas nascidos após 1945; e) Século
XIX e Arte Moderna: artistas nascidos de 1760 a 1920.
Menciona-se que as obras-primas do século XIX e da primeira metade do
século XX são mercadorias cada vez mais raras; mas quando surge a
oportunidade, os colecionadores estão dispostos a pagar preços altos para
adquiri-los. Experimentando um claro desequilíbrio entre oferta e demanda,
a falta de peças excepcionais de Picasso ou Modigliani – as duas assinaturas
que alcançaram resultados acima dos US $ 100 milhões em 2018 – teve um efeito
geralmente amortecedor sobre as vendas. Apenas uma pintura de Claude MONET (1840-1926) ultrapassou
o limite de US $ 100 milhões.
O
"pai" da arte moderna, Paul Cézanne, o "inventor" da
abstração Wassily Kandinsky, o mestre surrealista
René Magritte, ou mesmo o principal futurista,
Umberto Boccioni, foram apenas algumas das
figuras-chave da arte ocidental que obtiveram excelentes resultados em 2019,
gerando ganhos de capital substanciais e estabelecendo novos recordes, mas
também refletindo um interesse crescente em obras consideradas “atrasadas”…
Na ausência de
obras-primas dos períodos Azul, Rosa, Cubista ou 1930, os trabalhos posteriores
de Pablo PICASSO (1881-1973) suscitaram
considerável interesse dos colecionadores. A Sotheby’s se beneficiou disso
com a venda de Femme au chien , um retrato de Jacqueline Roque, pintado em 1962. O
trabalho dobrou sua baixa estimativa para alcançar US $ 55 milhões, um recorde
para o Picasso dos anos 60, mas uma evolução natural para o mundo mais
influenciado. artista de demanda (com 3.200 lotes vendidos em 2019).
A longo prazo,
a acumulação de valor do trabalho de Pablo Picasso tem sido excepcionalmente
sólida. O preço de seu Femme dans un fauteuil (Françoise) aumentou
US $ 10 milhões entre 2000 (US $ 3,3 milhões) e 2019 (US $ 13,3 milhões).
Da mesma
forma, com relação a Paul CÉZANNE (1839-1906), cuja chaleira
com frutas (1888-1890) dobrou de valor em apenas 20 anos, passando de
US $ 29 milhões em 1999 para US $ 59 milhões no ano passado.
O
melhor resultado do leilão de arte do ano premiou uma pintura impressionista de
Claude Monet, vendida por US $ 111 milhões na Sotheby’s, em Nova
York. Desde sua última aparição em leilão em 1986 (quando alcançou US $
2,5 milhões), a excelente pintura de Meules (datada de 1890) multiplicou seu valor em nada menos
que 44 vezes.
O
resultado não foi apenas um recorde para Monet, foi um novo recorde para todo o
movimento impressionista e representou o 10º melhor leilão de arte de todos os
tempos.
A
venda coroou um mercado extremamente dinâmico em 2019, com uma taxa não vendida
particularmente baixa: menos de uma em cada dez obras de Claude Monet
permaneceu não vendida. O valor mais baixo de seu mercado troca desenhos
por cerca de US $ 20.000.
Na mesma
argumentação de valorização, verifica-se que o vampiro da meia-noite de
Nara (2010) também sugere que o preço de suas grandes pinturas
dobrou nos últimos dois anos: US $ 2,2 milhões – 25 de novembro de 2017 –
Christie’s, Hong Kong; para US $ 4,7 milhões – 7 de outubro de 2019 – China
Guardian, Hong Kong.
Notadamente o método principal para a presente
avaliação, decerto será o comparativo de mercado, na estrita obediência à
"lei da oferta e procura", e claro se levará em conta a mencionada
histórica valorização.
Neste prisma, cabe mencionar que o mercado estabelece que podem coexistir três
preços para a mesma obra de arte: o primeiro é o preço de ateliê, aquele que o
marchand ou galerista paga ao artista adquirindo-lhe a obra, para depois
revendê-la; o segundo é o preço final, o pago pelo consumidor final, aquele
sugerido pelo artista, para a venda dos seus trabalhos nas galerias; e o
terceiro é o preço de mercado, aquele que resulta da análise profissional,
portanto subjetiva, de um somatório de aspectos diretos e indiretos
relacionados àquela obra, chegando a um valor monetário que, geralmente, fica
muito próximo à média dos preços alcançados nos leilões de arte, em trabalhos
semelhantes do artista.
O mais importante, evidentemente, é a análise sobre o
artista, seja no que tange a respeito da oferta e procura dos seus trabalhos,
seja na sua importância no cenário artístico, formação profissional, curriculum
vitae do artista entre outros requisitos.
Finalmente se fará à análise direta do trabalho, contendo
analise da autenticidade (coa); se verificará em seguida se ele está assinado –
e bem assinado -, considerando que a ausência ou problemas na assinatura pode
desvalorizar a obra em análise, mesmo sendo de inequívoca autenticidade;
procedência do quadro, registros fotográficos em livros e catálogos de arte;
estado de conservação do trabalho e processos de restauro, de vez que o excesso
de restauros ou em sendo localizados em partes fundamentais da pintura, pesam
muito desfavoravelmente quando se procura lhe dar um valor monetário; a técnica
usada pelo artista, dimensões adequadas ou inadequadas para o tipo de trabalho;
tipicidade ou não do tema; se aquela fase do artista é valorizada pelo mercado,
independentemente de ser antiga ou atual, já que cada artista tem a sua
peculiaridade; se a pintura analisada é importante, em se considerando o
cenário político, social e iconográfico da época em que foi executada; a
qualidade do material que foi usado e a sua projeção de durabilidade.
Tudo isso tem que ser analisado em confronto com os modismos do mercado
e a conjuntura econômica daquele momento – que podem mudar da noite para o dia.
2-
RESUMO DA BIOGRAFIA DO PINTOR
Elza Nogueira Martins – Artista plástica nascida em São
Paulo, SP em 01/04/1937, cursou Gravura com Marcelo Grassmann
de l963 a 1964. E tornou-se membro da Associação Paulista de Belas Artes onde
cursou Aquarela com Colette Pujol
e também desenho e óleo sobre tela de l965 até l967. Ente 1984 e 1989 freqüentou o atelier de Jane Blumberg (pintora
impressionista) e em 1990, o de Salvador Rodriguez Jr.
Participa de exposições desde l963, pintora figurativista e
muito influenciada pelo Impressionismo. Dedica-se sobretudo ao óleo sobre tela,
sendo seus principais temas os marinhos, interiores, flores e natureza morta.
Suas obras estão espalhadas em acervos particulares no Brasil e no Exterior.
Em São Paulo, três quadros seus figuram no acervo do Club Athletico Paulistano, participa desde 1982 da exposição “ Talentos do CAP”. A Fundação dos Rotarianos, a Companhia
Sudeste do Exercito de São Paulo, o Banco do Brasil e
o Brasilton Hilton também possuem obras de Elza
Martins em seus acervos.
Artista catalogada no dicionário “Artes
Plásticas Brasil” de Julio Louzada à partir do Volume
V.
PRINCIPAIS EXPOSIÇÕES E PRÊMIOS:
MENÇÃO
HONROSA no XXI Salão Feminino da Sociedade Brasileira de Belas Artes RJ
MEDALHA DE PRATA no II Salão Cidade de Rezende,da Associação de Artistas Plásticos
Profissionais do Rio de Janeiro,RJ
MEDALHA DE BRONZE no III Salão de Artes Armando Vianna,da
Associação de Artistas
Plásticos
Profissionais do Rio de Janeiro.e Secretaria
Municipal da Cultura
MEDALHA DE BRONZE no XVII Salão de Artes Plásticas da Sociedade
Artística Baptista
Da Costa de
Petrópolis, RJ First Art
Exposition Brasil-Holland at
the World Trade Center Amsterdam and
Cultural Center Jose Marti, em Rotterdam na Holanda
PRIMEIRO PREMIO no Salão “Talentos da CAP”, do Club Athletico
Paulistano em São Paulo.
MEDALHA DE
BRONZE no IV Salão Cidade de Rezende da Associação de Artistas Plásticos
Profissionais do Rio de Janeiro,RJ
MENÇÃO ESPECIAL no IV Salão de Artes Armando Vianna da Associação de
Artistas Plásticos Profissionais do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal da
Cultura – RJ
MEDALHA DE PRATA no V Salão de Verão da Associação de Artistas Plásticos
Profissionais do Rio de Janeiro,no Iate Clube
Brasileiro, em Niterói – RJ
MEDALHA DE PRATA no XIX Salão de Artes Plásticas da Sociedade Artística
Baptista da
Costa de Petrópolis, RJ
MENÇÃO ESPECIAL DE HONRA na 100ª. Exposição Mundial de Filatelia e Artes
Visuais dos Correios e Telégrafos, organizada pela Associação Brasileira de
Desenho do Rio de Janeiro
MEDALHA DE OURO “Associação Brasileira de Desenho” no Primeiro Salão do
Ministério da Educação e Cultura do Rio de Janeiro
MEDALHA DE PRATA – Exposição Esporte Clube Pinheiros – Novembro 2012
3-
ANALISE DA OBRA
Estamos diante de uma obra com potencial de valorização nos
patamares expostos no presente trabalho.
Obra em bom estado de conservação, fotografada e certificada
pelo leiloeiro.
4-
PESQUISA DE VENDA E FONTES DE PESQUISA
Pesquisado
em:
5-
CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO
Nestes termos, feito todas as considerações e metodologia,
firmamos a avaliação da presente obra, para o ano de 2020 no valor de USD 300.000
(trezentos mil dólares americanos).
6- CURRICULUM DO AVALIADOR
Angel Enrique Garrido, argentino,
divorciado, jornalista, portador do RNE n. U1020580, inscrito no CPF sob o n.
169.388.126-45, endereço
eletrônico: enriquegarrido5@hotmail.com, galerista (galeria Bureau – SP),
agente conveniado da Christies e Sothebys,
curador ou assessor de diversas exposições realizadas no Brasil e no Exterior (
Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente – exposição de obras de arte da
Hebraica – governo do Paraguai, etc. ), certificador de autenticidade de
diversas obras de arte de coleção privada ou de galerias no Brasil e no
exterior (Paris- França), perito oficial exclusivo registrado no Ministério da
Cultura do Paraguai. Realizador da maior venda de obras de arte efetuada no
brasil naquela data, negociadas no Banco Piquet na suíça… etc.